Passar a gravata??

Primeiro gostaria de pedir desculpa pela minha ausência nesses últimos dias. É que consegui um trabalho temporário no SBT no novo programa "Os Solitários", legal né?! E também quero agradecer pela quantidade de visitas ao meu blog.....

Agora vou falar de uma assunto um tanto delicado, a arrecadação de dinheiro na festa de casamento. A brincadeira mais famosa no casamento brasileiro é sem dúvida o corte da gravata, onde o noivo junto com os padrinhos passam de mesa em mesa pedindo uma ajuda para a lua de mel. Hoje, a moda é dar mini gravatinhas como lembrança.



Dizem que o corte da gravata é uma tradição, mas infelizmente não encontrei nenhuma justificativa ou significado que nos revele como surgiu essa brincadeira. Nem em que década ela foi inventada. Muitos homens da festa fogem quando começa o corte da gravata, mas tudo depende da festa, e do grau de amizade dos noivos com os convidados. Já vi muito casamento onde os amigos fazem questão em colaborar com a lua de mel. Mas vi também absurdos como no casamento de um colega onde só teve o religioso, mas mesmo assim ele fez a lista de presentes e no dia do casamento enquanto ele oferecia o bolo, pasmem, ele resolveu passar a gravata! Ai não dá né?!





Agora além da gravata, tem noivos mais moderninhos que também passam o sapato da noiva. Existe até mini sapatinho para dar de lembrança para as mulheres que colaborarem com a lua de mel. Mas o que provavelmente pode acontecer é que as pessoas se ofendam com tanta "pidança" de dinheiro e saiam da festa muito antes do programado!

A mais recente invenção é a vaca de pelúcia. Em vez de cortar a gravata do noivo, o casal faz um leilão de uma vaquinha de pelúcia. A diferença é que os lances são feitos com dinheiro vivo – que não é devolvido. Quem der o maior lance leva a vaca. O ruim dessa brincadeira é de que ocupa muito tempo da festa, e se no caso você contratou um buffet com duração média de 4 á 6 horas, você irá perder pelo menos 1 hora só com o leilão e não sei se isso é tão divertido.

O que nós noivos temos que ter em mente é que quando convidamos alguém para uma celebração, é porque queremos ter por perto pessoas queridas compartilhando um momento especial com a gente. Ninguém pediu para você casar, por isso os convidados não podem bancar a festa do casamento que você quis fazer, entende?! Compreendendo o verdadeiro significado da festa de casamento e tendo bom senso é possível receber ajuda, sem parecer exploração e assim não causar situação de desconforto!

Eu por exemplo optei pelo corte da gravata, pois foram meus primos que sugeriram fazer, mas deixei bem claro que não quero que forcem a barra para conseguir a ajuda...rs
Compartilhar Google Plus

Autor Danielle Pasqualoto

Blogueira nata, formada em Comunicação e Marketing, mãe, esposa e apaixonada por festa casamento! Amo tudo que é criativo e sem dúvida sou uma Metamorfose Ambulante.

Postagens Relacionadas

33 comentários :

traduçao ingles disse...

Acho muuito complicado essa questão de passar a gravata, no mínimo desconfortável, mas a decisão é pessoal...

Janaina disse...

Horrível como as pessoas gostam de financiar um evento...

Simone disse...

Aeeeeeeeeee !! Parabéns !!!
Eu bem que tentei convencer o Noivo a passar gravata para pagar a filmagem, mas ele não curtiu a ideia !! rs
Que bom que vc colocou esse post, pois pecebi que estava errada !! =)
Beijos

Fernanda disse...

Nossa, adorei suas dicas, estou até empolgada agora.. ou melhor, mais empolgada.. rssss vou casar em junho e já não vejo a hora de colocar suas dias em prática…
acho que vc me deixou ansiosa.. rsssss

Valeu muito muito muito mesmo.

beijokas

Adriana disse...

Passar gravata e sapato é brega sim, afinal de contas seus convidados já deram presentes e além do mais causa uma situação constrangedora pois poucas são as pessoas que vão à uma festa de casamento levando dinheiro na carteira... Se imagine no lugar dos seus convidados... Já pensou você ir à um festa, dar um presente caro (pq festa de casamento os presentes são caros) e ainda no meio da festa, na frente de todo, mundo ter que desembolsar dinheiro... CONSTRANGEDOR !!! Não deixe que isso estrague a lembrança de sua festa
Casei no fim do ano passado... Gastei quase 25 mil reais na festa...
Vocês estão precisando de dinheiro para a lua de mel ??? Não se acanhe em pedir aos familiares e amigos mais íntimos para receber seu presente em dinheiro... Bem melhor !!!

Anônimo disse...

eu acho chato sim...pq muitas pessos dão o dinheiro pra não ficar chato, mas se vc passar concerteza vai arrecadar um bom dinheiro....
vc deve fazer o q achar melhor.....
boa sorte

Silas

Ana disse...

Meninas,
Economize na pompa e poupe-se e a seus convidados de atitudes indelicadas..

Qualquer chapéu, gravata, listinha, ou insinuação de que a festa foi cara, é deselegante..

Fazer uma festa luxuosa ou mais simples, é decisão sua, se puder, ou quiser..
As pessoas presentes estão lá pra prestigiar a festa, não pra ajudar a financiá-la..
São seus amigos e estarão lá, qualquer que seja a festa..
Não ostente o que não pode..

Felicidades,

Beijinhos

Barbara - Flores e Flores disse...

Chato ou não, tanto faz! O fato é que tem gente que não liga de dar um dinheirinho a mais além do presente já dado e o dinheiro vai ser de bom uso pra vocês na lua-de-mel. Desencana "do que os outros vão pensar" e passe a gravata. Quem quiser dar um dinheiro, vai dar. Quem não quiser, se for de verdade seu amigo, não vai falar mal. E se falarem também, azar o deles! Vá curtir sua lua-de-mel em paz com um dindin extra e pronto!

Silvana disse...

STB que chic hein....vai chamar o tio Silvio Santos para seu casamento, acho melhor até chamar para ser padrinho(rs)

Casamento :: Original disse...

Concordo com "traducao ingles" acima que a decisao eh pessoal...mas eu particularmente acho deselegante.
Sei que nao vou ganhar muitos presentes pois nao tenho como trazer de volta nas malas...mas nem por isso vou passar gravata, sapato, vaca... :-)
A intencao da festa (pelo menos a minha) eh de reunir amigos e familiares pra celebrar junto conosco. Nada mais que isso.
~lilian~

Ariadne disse...

lindo perfeito seu site!!! tb vou casar em 2010 e to doidinha correndo pra arrumar tudo! No casamento da minha cunhada ela colocou no convite que ia fazer a brincadeira da gravata! e arrecadou 3 mil reais!!!! vou repetir a ideia! adorei essas mini gravatinhas um mimo!!! :) parabens pelo site e pelo casamento! tudo de bommm! bj t+

Anônimo disse...

Estou tentando convencer meu noivo a não passar a gravata e esses comentários vieram em boa hora. É preferivel economizar em outras coisas a passar pelo horrível constrangimento de pedir dinheiro no casamento. É muita pobreza! Pretendo passar minha lua-de-mel na Europa e se eu tivesse de arrecadar dinheiro teria de cortar o vestido de noiva!

Mauro disse...

A gente as vezes esquece que a festa é nossa, que não faz sentido algum chamar nossos convidados para financiar, alguma coisa que me falou capacidade de contratar.

Juliana disse...

Olá..Estou adorando seu blog.Comecei a pensar nesse assunto de casamento agora e montei um blog tbm.Adoro suas dicas.Bjs..

vanessa disse...

Acho que as novias ficam muito preocupadas com o que os outros vão achar.. para tudo é necessario bom senso! já vi gente suplicar por dinheiro na hora da gravata.... claro q é chato... mais não vejo problema em passar a gravata! vai me dizer que não é uma tradição??? logico q é! desde criança vejo isso.. ninguém vai ficar achando que você é pedidnte.. muito pelo contrario..todos já levam um dinheirinho esperando a gravata...
e essa tradição não é só no Brasil,,,,

portanto acho q vale passar a gravata,, mais sem insistir....

Unknown disse...

Meu nome é Eric e sou o noivo da Danielle, gostaria de pedir desculpa pela minha noiva, pois ela está ausência nesses últimos dias. A Dani está trabalhando na produção do programa "Solitarios 2" no STB, e por esse motivo não, está respondendo algumas duvidas, mas prometo que assim que ela terminar esse programa, tenho certeza que vai responder todas as questões em aberto.

Amanda disse...

Corte da gravata é horrível!!! Mto brega!
No meu casamento, não teve.
Tinha feito um post sobre isso, mas levei tanta pedrada, que resolvi deletar.

Bjs!

Anônimo disse...

Dani

Gostaria de saber se vc vai ter assessoria de casamento?
Vc tem indicação?
Beijinhos
Graziela

BRIANNA disse...

Dani,

Nao tenho o que falar sobre a gravata, acredito que cada um tenha que fazer o que achar certo, gostaria de agradecer seu blog, é muito franco, facil e esta me ajudando incrivelmente, principalmente pois tambem sou do abc e seus gostos me agradam demais!

que Deus abençoe seu casamento, com certeza Deus tem planos maiores para voce!!!

Nao desanime com os Percalços.
um beijo

Cynthia Lloréns disse...

Adorei seu blog......maravilhoso!!
Sou da turma do scrap....mas tenho um buffet também..
Gostei de tudo aqui e as dicas maravilhosas!!!!
Parabéns
Beijos
Cynthia

Christine disse...

Eu gostaria de saber aonde vc encontrou a loja que aluga os vestidinhos de daminha e se vc irá fazer topo de bolo?

Danielle Pasqualoto disse...

Oi gente, vamos lá estou meia sumida mais voltei, prometo que aos poucos vou responder todas as duvidas:

Daminha eu aluguei numa loja que fica na cupece - SP... depois eu pego o contato e te passo, pq os vestidos das minhas daminhas são lindos...

Assessoria não vou fazer por falta de grana mesmo, mas acho super importante, pretendo falar sobre o assunto em breve!

E as gravatas gerou polemica como ja esperava, na minha opinião gravata não eh brega mas pode ser inconveniente, tudo depende da forma que eh feita a brincadeira e de quem são os convidados.... No meu vai ter sim, e não vejo problema nisso, os convidados que sugeriram então é isso... mas se vc não gosta não faça... rs...

bjs

Dani

Anônimo disse...

Dani, brigada pela atenção.
Estou super indecisa sobre assessoria,como a cerimonia vai ser no ilha... tenho medo das coisas nao sair direito...
Mas assessorista q indicaram no Ilha de Capri, não gostei, queria saber se alguem sabe indicar alguma boa?
beijinhos
Grazi

Grazi

Anônimo disse...

Vou passar gravata embora ache um horror, pelo seguinte motivo muitos convidados vão no meu casamento quase 60% e não compraram nenhum presente, então meu tio me disse que existe convidados que não quer comprar presentes e espera a gravata para colaborar com "presente não dado"

Luiza_ disse...

Pode ser divertido passar a gravata.

Mas acho que não pode ser forçado,
colabora quem quiser, fica chato as vezes, porque nao é nem falta de vontade de ajudar, mas compreendo que alguns nao tem condições, as vezes foram despreparados para a festa.

Penso também que a iniciativa não pode surgir dos noivos, tem que ser algum padrinho, ou um amigo bem descontraido.

Unknown disse...

Nossa, essa gente que fala que é horrível, deselegante etc., está por fora, a hora da gravata é uma tradição além de muito divertido, repito, as pessoas que criticam não passam de miseráveis que não sabem se divertir.

Anônimo disse...

Acho de extremo mal gosto, deselegante e não recomendável em qualquer livro de etiqueta e boas maneiras. Constrange muito os convidados (principalmente aqueles que não tem dinheiro no bolso, ou em lugar algum). Se quer casar vá assumindo as responsabilidades (Inclusive econômicas)desde já e não achar que outros vão sustentá-los.

Bárbara Lara disse...

Noooossa quanto comentário ignorante por aqui. Me perdoem aquelas que se sentiram ofendidas... mas em todos os casamentos que eu fui até hoje ocorreu a gravata. Foi algo DIVERTIDO e suuuper descontraido!
Não acho que quem passa a gravata quer que os convidados banquem a festa --´ sem comentários pra isso.
Casar é uma celebração. Seus convidados vão pra comemorar ao seu lado o seu dia.
A ideia de avisar no convite que irá ocorrer a brincadeira da gravata é uma ótima ideia.
Isso é uma tradição. Se você é contra vai com calma nos porques de ser contra. Dizer que algo tradicional na história dos casamentos é brega é ser muito preciptada.
E quanto à etiqueta... quem segue etiqueta realmente não passa a gravata. Gasta rios de dinheiro em uma festa pois tem cacife pra isso.
Bom... quando me casar tenho certeza de que alguém da minha familia ira querer fazer a brincadeira. E eu sei que será um momento divertido. Não espero que nenhum convidado banque minha festa... apenas que colabore se sentir que quer colaborar.
É tudo uma celebração!

Anônimo disse...

Eu acho hyper deselegante passar a gravata ou qualquer tipo de atitude constrangedora. Já que casamento é prova de união e de amor, não combina com deselegância e constrangimento de pessoas. Sem contar que já houve a questão dos presentes. Ou seja, a pessoa que está indo como convidada para prestigiar o casal e tudo mais acaba sendo uma forma de "fonte de renda" é melhor o casal entregar boleto bancário para os convidados irem depositando dinheiro. Descordo desta atitude e deveria ser extinta. O casal já vai para o casamento pensando o quanto irá arrecadar.

Kenia Torres disse...

Olá a todos.Sou convidada para ir em muitos casamentos na cidade onde moro Cuiabá-MT.Tenho muitos amigos.Sempre estou la compartilhando com os amigos essa data tão especial, e tirando fotos para um site.Já cheguei de ir em dois casamentos na mesma noite.Maior correria, mas amigos sempre dão um jeitinho.Final do ano de 2011, final de novembro para 2ª semana de dezembro fui em 7 casamentos.Este ano de 2012 já foram 7 e ate final do ano tem mais uns 5.Acabei ficando conhecida de uma empresa de fotografia, e de músicos.Também trabalho em um cerimonial com uma amiga, faço isso por paixão.De tanto ir em casamentos acabei aprendendo muito sobre cerimonial e muito com ela que esta no ramo há 15 anos.Sobre a questão da gravata e muito opcional, muitos noivos passam com a intenção de uma graninha extra, o legal, é só pedir uma vez na mesa.Não forçar a barra.Outros , passam a gravata para fazer bagunça , barulho.Não se importam se vão receber ou não.É, uma tradição que raramente fica sem acontecer dos tantos casamentos que já fui convidada.Acho legal.Já deixo uma nota na carteira, na bolsa.Não me sinto constrangida, mesmo que seja um valor pequeno $5,00 , o legal e participar da brincadeira e curtir a festa.
abraços.

Kenia Torres disse...

...uma experiencia que vi acontecer com um casal de noivos mas não foi em relação a gravata não.Foi em relação a substituição dos presentes por dinheiro, ja que eles iriam morar em outro estado.O problema não foi a substituição, foi que a maioria dos convidados foram surpreendidos com o convite em cima da hora, e junto um envelope para ser entregue com o nome e um valor em dinheiro durante a festa.Muitos não foram a festa, outros não entregaram o envelope.Foram poucos envelopes para a cestinha.O legal do presente, e que as pessoas quando estão sem dinheiro vivo, compram no cartão, no crediário.Acho bom compartilhar essa experiencia para evitar que outros tenham essa ideia..a ideia é legal, mas a forma a qual foi conduzida que não deu certo.

Anônimo disse...

Maravilhoso seu texto, disse tudo! Só existe uma justificava para essa abominação que é passar a gravata (ou sapato da noite, a peruca do sogro, ou outra coisa qualquer): arrecadar dinheiro! Não venha me falar que é bonito, tradição, divertido!

É constrangedor para as pessoas, quer seja porque não tem dinheiro no momento, já deram o presente ou mesmo porque são tímidas e não querem ficar no meio da folia que se segue.

Os noivos têm que lembrar que ninguém tem obrigação de financiar a festa deles, e estão ali unicamente para prestigiar a união do casal, e não passarem vergonha, o que muitas vezes é filmado, para ainda maior constrangimento.

E o embaraço não tem a ver necessariamente com o fato de dar o dinheiro. Se alguém surgisse com uma brincadeira de tirar um peça da roupa, ou ter que dançar mesmo sem saber dar um passo, seria tanto quanto abominável, pois se trata de todo e qualquer constrangimento que os noivos façam algum de seus convidados passarem.

Os convidados que foram ao casamento são os amigos mais preciosos que o casal possui, e este mesmo casal tem a obrigação de protegê-los de todo e qualquer embaraço, fazendo com que sua festa seja lembrada sempre como do mais alto nível. O dinheiro arrecadado em tal achaque acaba bem rápido, mas a lembrança da vergonha que fizeram os convidados passarem vai durar para sempre na mente dos presentes.

Anônimo disse...

Só 25 mil? Eu já gastei 40... Vou pedir o porco, ajuda quem quiser se quiser e falei para meus convidados que pela brincadeira vale até dar moeda. Não julgo quem passa a gravata, só acho errado quem quer obrigar o convidado a dar dinheiro e se der pouco achar ruim!

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial