Por que o vestido de hoje é slim???

É legal entender a história e a trajetória do vestido de noiva, vocês vão perceber que são as rainhas que ditam a moda e a tendência!
O branco começou com a rainha Vitória já no inicio do século XIX (eu escrevi sobre isso aqui no blog). Depois sua bisneta Elizabeth II apareceu com um dos vestidos mais lindos da história, onde tinha um véu de renda enorme. Foi desenhado pelo Normam Hartnell que era o costureiro oficial da corte inglesa. Durante 4 décadas praticamente todos modelos de vestidos eram parecidos com de Elizabeth, com pouco volume, bem fechado e com véu longo e volumoso.

Grace Kelly (atriz de Hollywood) se casou com o príncipe Rainier de Mônaco em 1956, e mostrou que um vestido de noiva pode ser atemporal, eterno e magnifico. Ela pra mim é o símbolo máximo do bom gosto e representa simplesmente a noiva clássica.


Em 1981 tivemos o modelo de vestido mais copiado da história, o da Lady Diana com o príncipe Charles. Tinha aquelas mangas bufantes, bem volumoso, com uma cauda quilométrica, a cara dos anos 80!


A Mariah Carey foi uma dessas pessoas que copiou a Princesa Diana!!!! (Se não me engano a cauda tinha 8 metros)

Recentemente, em uma entrevista da estilista Emanuele Junqueira, ela cita que o novo marco do vestido de noiva foi do casamento de Carolyn Bessette com o John-John Kennedy em 1996. Ela usou um vestido bem simples e elegante do estilista Narciso Rodrigues. O modelo simples tornou-se sinonimo de mulher moderna e libertou as noivas daqueles modelos extravagantes (Ainda bem...rs) e tem tudo a ver com a frase "less is more" ou em português "menos é mais".

Mas a idéia de que o vestido de noiva tem que ter volume e brilho ainda é muito forte para a maioria das pessoas, apesar da moda dizer o contrário, tanto que ouvi de vários convidados do meu casamento que eu estava muito simples e nem parecia noiva. Imagina o que a Carolyn deve ter ouvido na época!!!!

É interessante saber que até o inicio dos anos 90 os vestidos eram basicamente os mesmos ( com 2 ou três estilos diferentes) e hoje a variedade de modelos é bem grande. Assim todo mundo pode se imaginar de noiva (desde as mais românticas até as mais modernas).

beijos

Dani
Compartilhar Google Plus

Autor Danielle Pasqualoto

Blogueira nata, formada em Comunicação e Marketing, mãe, esposa e apaixonada por festa casamento! Amo tudo que é criativo e sem dúvida sou uma Metamorfose Ambulante.

Postagens Relacionadas

11 comentários :

Juliana disse...

Dani adoro ler essas histórias de como surgiu esses assuntos, são tão interessantes..Parabéns pela postagem.Tem selinho no meu blog para vc.Bjs.

Eudes disse...

Lindos,mas eu estou com seus convidados,noiva tem que estar brilhante e cheia de pompa,é o seu dia de princesa e vc te que estar vestida como uma,não que vc não estivesse linda,mas nada se compara com os vestidos de pompa..bjss

Danielle Pasqualoto disse...

Eudes... foi como escrevi... tem vestido para todos os gostos...

eu me vesti de acordo com meu estilo...com o horário e o local...

o simples é chique e eterno... daqui 10 ou 20 ou 30 anos vou estar linda e não vou ter vergonha de olhar meu album e achar brega.... enfim....

isso não quer dizer que você não possa usar o vestido mais chamativo... tem que a ver com vc....

mas tenha em mente que a noiva não tem que se fantasiar de noiva...para chamar atenção até porque a atenção já será toda dela.. ela tem se vestir de acordo com seu estilo...

e o texto que escrevi mostra que hoje graças a esse casamento em 1996 as noivas tem a liberdade de escolha.... e para isso modelos é o que não faltam.....

Anônimo disse...

Vou falar de outra maneira..Vc estava L.I.N.D.A..,Mas que concordo com a tradicão e opinião de seus convidados,que noiva deve brilhar,não discordo do seu gosto não,pelo contrário,acho vc super romântica,só tenho outra forma de ver os estilos...bjsss

Eudes disse...

Espero ter me expressado melhor agora,rsrsrs..bjss

Vick Nalber disse...

Acho "tosco" e pensamento "pobre" as noivas que ainda usam o vestido da "vovó" as coisas estão modernas, na minha epoca era moda o vestido armado com volume e brilho, agora é brega é pobre e eu posso falar e criticar sem dor da conciência, pois me casei com vestido de volume e brilho, agora eu enxergo como fui "tosca", pelo menos era epoca, tenho vergonha de mostrar meu vestido e meu album, minha filha vai se casar e não por isso que vou fazer ela usar algo tão pobre e ultrapassado, a noiva já é o centro das atenções, essa historia de brilho é coisa de pobre de quem vai pagar 20mil em um buffet barato e não tem ideia de tendência, para não passar vergolha faça o simples, pesquise, e veja e sua ideia é moderno ou breja.

Danielle Pasqualoto disse...

obrigada Eudes... eu entendi sim sua colocação....

o que eu quis dizer é que volume e brilho pode sim.... mas não é mais uma OBRIGAÇÃO como foi nos anos 80 e anos 90....

tem modelos mais atuais onde encontramos o volume e o brilho... na própria coleção da Demetrios tem exemplos bem legais... e os de saia em camadas então da Pepe Botella?? são ma- ra- vi-lho- sos..... (se fosse me casar de noite na igreja usaria assim)

não precisa ser slim pra ser chique!!!!!!...

Mas tb entendo a colocação do Vick... tem noivas que insitem em usar aqueles mesmos modelos utilizados nos anos 80... não da mais.... concordo plenamente!!!!!!

pensando nisso... vou fazer um post dedicado a vestidos maravilhosos com volume e bastante brilho que são modelos super atuais... e bacanas.... aguardem....

beijos

Dani

Aline disse...

Obrigada Dani..eu sabia que vc com sua inteligência ia entender a minha colocação,só lamento que que isso não seja virtude de todos...bjss..adoro seu blog..

Aline disse...

Ah,só lembrando que quando eu disse "Cheio de pompa"não quis dizer cheio de "Babados"tipo bolo de aniversário,e sim glamuroso..mas,isso agora já ficou claro(pelo menos pra algumas de nós...)

Amanda Brito disse...

Eu sou a favor de vestidos mais slim, porque tambem acho que a noiva já tem toda a atenção, o meu casamento foi em dezembro de 2008, as 15h, um calor, vcs não acham que eu iria colocar um vestido com brilhos e volume né???
Claro que não, optei por um modelo simples, totalmente liso, apenas com dois broches grandes com cristais de zairovski,é o ultimo modelo da foto deste link do site da nova Noiva http://www.novanoiva.com.br/colecoes.php
Usei um véu curto de duas camadas com bordas de cetim (super simples, mas romantiquissimo) e duas garras na cabeça identicas as do vestido.
Se eu fosse casar novamente, faria tudo igual!!!!!!!!!!!Só finalizo dizendo uma coisa, o importante é vc estar feliz e transparecer essa felicidade, as pessoas só irão se lembrar disso depois!!!!

Aline disse...

Parabéns Amanda,por ter feito o certo,pois mesmo se vc quisesse,não poderia usar brilho ás 15:00,concordo com vc,pois o que as pessoas lembrarão é da felicidade da noiva,mas tbm concordo com a Eudes,pois pelo que eu entendi,ela não disse que noiva tem que chamar a atenção,e sim que deve ter pompa(o que não quer dizer babados e brilhos)Não precisa ser slim para ser chique e romântico,e eu assino embaixo,pois só lembrando que os vestidos mais românticos são os de estilo princesa(E olha que nem é esse modelo que irei usar)São opniões distintas que devem ser respeitadas,O vestido da Daniele era muito bonito,mas não quer dizer que esse modelo é o certo e o resto é podre,tipo "Use assim ou estará usando errado" Fica aqui minha visão...bjss

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial